Sequência
Didática
GEOMETRIA
Turma:
Alunos de 6ª série/ 7º ano do Ensino Fundamental II
Previsão: 04 aulas
Conteúdos:
Formas tridimensionais: cone,
esfera, cubo, paralelepípedo e pirâmide, e bidimensionais: quadrado, retângulo,
círculo, triângulo, entre outros;
Formas geométricas planas (mosaico);
Perímetro (é a medida de um
comprimento de um contorno ou a soma das medidas de todos os lados de uma
figura);
Área (medida de uma superfície) das
figuras geométricas planas.
Objetivos:
- conhecer a figura
geométrica plana (quadrado), utilizando procedimentos de percepção, composição
e ampliação do desenho geométrico (mosaico);
- compreender a idéia
de perímetro e área do quadrado para calcular os mesmos nos desenhos
geométricos (mosaicos);
-identificar
características das figuras geométricas por meio de descrições orais,
construções e representações, percebendo semelhanças e diferenças entre os
objetos do espaço e do plano;
-identificar
formas geométricas bi e tridimensionais em diferentes contextos, percebendo semelhanças
e diferenças entre objetos do espaço e do plano, fazendo construções e
representações.
Materiais:
EVA
de várias cores, cartolinas, colas, tesouras, papéis, lápis de cor, canetinhas
e réguas.
Metodologia/Desenvolvimento:
(Alunos
divididos em grupos de 4)
- Encontrar
o perímetro e a área de quadrados, retângulos e triângulos;
- Pesquisar
na internet sobre a classificação dos triângulos quanto a medidas de lado.
- Através
da seleção, organização e produção de um desenho geométrico plano
(mosaico) confeccionar e ampliar outros desenhos geométricos planos,
usando o quadrado como figura geométrica plana;
- Usando
a medida padrão, quadrado de 3 cm, calcular o perímetro e a área de cada
mosaico confeccionado pelos alunos;
Avaliação:
A avaliação será feita levando em
consideração os pontos relevantes para a aprendizagem “Antes”, “Durante” e
“Depois” da sequência como:
-
participação de cada aluno no seu grupo na confecção do mosaico;
-
o uso correto da medida padrão (quadrado de 3 cm);
-
as cores do EVA usadas- análise do entendimento individual do perímetro e a
área das figuras geométricas planas;
-identifica
as características e representa figuras geométricas, estabelecendo relações do
espaço e do plano;
-realiza
composições de figuras geométricas utilizando formas bi e tridimensionais e, a
planificação de formas como a do cubo, percebendo que suas faces e bases formam
figuras bidimensionais conhecidas.
Referências:
Acesso em 05/11/2012.
Anexos:
Relatório:
Através do conhecimento das figuras,
os alunos podem identificar objetos, formas geométricas, perímetro e área na
construção do mosaico. Formando grupos eles desenvolvem competências e
habilidades, tanto na área do conhecimento, quanto na socialização e interação
entre si próprios.
Em cada momento da atividade,
realizam tarefas, delegam, e aprendem a trabalhar e a dividir, mas
principalmente, compartilhar.
No momento do recorte, da colagem e
na construção do mosaico, podemos trabalhar o “antes”, o “durante e o “depois”,
relacionando vários elementos, usando a criatividade, a diversidade de materiais
e, incentivando o fazer e a criação artística de cada um. Neste trabalho, o
mosaico é realizado com formas geométricas de várias cores, que vão sendo
repetidas até formar desenhos, estimulando a percepção, a criatividade e a
capacidade de realização e do fazer artístico.
Também, pode ser explorado o que é um
mosaico: a palavra mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças de
pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica, etc.) formando
determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano,
como pisos, paredes, entre outros. Levando os alunos a questionamentos e
interpretações.
Assim sendo, trabalhando o desenho
geométrico envolvemos a realidade, tentando imitar, transformar ou criar uma
nova realidade com outras características, próprias da bidimensionalidade ou,
como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade.
Comentários
Postar um comentário