Sequência Didática
GEOMETRIA

Turma: Alunos de 6ª série/ 7º ano do Ensino Fundamental II
Previsão: 04 aulas


Conteúdos:
            Formas tridimensionais: cone, esfera, cubo, paralelepípedo e pirâmide, e bidimensionais: quadrado, retângulo, círculo, triângulo, entre outros;
            Formas geométricas planas (mosaico);
            Perímetro (é a medida de um comprimento de um contorno ou a soma das medidas de todos os lados de uma figura);
            Área (medida de uma superfície) das figuras geométricas planas.

Objetivos:
- conhecer a figura geométrica plana (quadrado), utilizando procedimentos de percepção, composição e ampliação do desenho geométrico (mosaico);
- compreender a idéia de perímetro e área do quadrado para calcular os mesmos nos desenhos geométricos (mosaicos);
-identificar características das figuras geométricas por meio de descrições orais, construções e representações, percebendo semelhanças e diferenças entre os objetos do espaço e do plano;
-identificar formas geométricas bi e tridimensionais em diferentes contextos, percebendo semelhanças e diferenças entre objetos do espaço e do plano, fazendo construções e representações.

Materiais:
EVA de várias cores, cartolinas, colas, tesouras, papéis, lápis de cor, canetinhas e réguas.

Metodologia/Desenvolvimento:
(Alunos divididos em grupos de 4)
  1. Encontrar o perímetro e a área de quadrados, retângulos e triângulos;
  2. Pesquisar na internet sobre a classificação dos triângulos quanto a medidas de lado.
  3. Através da seleção, organização e produção de um desenho geométrico plano (mosaico) confeccionar e ampliar outros desenhos geométricos planos, usando o quadrado como figura geométrica plana;
  4. Usando a medida padrão, quadrado de 3 cm, calcular o perímetro e a área de cada mosaico confeccionado pelos alunos;
Avaliação:
            A avaliação será feita levando em consideração os pontos relevantes para a aprendizagem “Antes”, “Durante” e “Depois” da sequência como:
- participação de cada aluno no seu grupo na confecção do mosaico;
- o uso correto da medida padrão (quadrado de 3 cm);
- as cores do EVA usadas- análise do entendimento individual do perímetro e a área das figuras geométricas planas;
-identifica as características e representa figuras geométricas, estabelecendo relações do espaço e do plano;
-realiza composições de figuras geométricas utilizando formas bi e tridimensionais e, a planificação de formas como a do cubo, percebendo que suas faces e bases formam figuras bidimensionais conhecidas.
  
Referências:
Acesso em 05/11/2012.

Anexos:

 Relatório:
            Através do conhecimento das figuras, os alunos podem identificar objetos, formas geométricas, perímetro e área na construção do mosaico. Formando grupos eles desenvolvem competências e habilidades, tanto na área do conhecimento, quanto na socialização e interação entre si próprios.
            Em cada momento da atividade, realizam tarefas, delegam, e aprendem a trabalhar e a dividir, mas principalmente, compartilhar.
            No momento do recorte, da colagem e na construção do mosaico, podemos trabalhar o “antes”, o “durante e o “depois”, relacionando vários elementos, usando a criatividade, a diversidade de materiais e, incentivando o fazer e a criação artística de cada um. Neste trabalho, o mosaico é realizado com formas geométricas de várias cores, que vão sendo repetidas até formar desenhos, estimulando a percepção, a criatividade e a capacidade de realização e do fazer artístico.
            Também, pode ser explorado o que é um mosaico: a palavra mosaico ou arte musiva, é um embutido de pequenas peças de pedra ou de outros materiais (vidro, mármore, cerâmica, etc.) formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como pisos, paredes, entre outros. Levando os alunos a questionamentos e interpretações.
            Assim sendo, trabalhando o desenho geométrico envolvemos a realidade, tentando imitar, transformar ou criar uma nova realidade com outras características, próprias da bidimensionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas