“A EDUCAÇÃO, A SOCIALIZAÇÃO E A CULTURA COMO PROCESSOS SOCIAIS”



REFERÊNCIAS ESCOLHIDAS:

1)BERGER, P.; BERGER, B. Socialização: como ser um 1) membro da sociedade. In: FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

2)BRANDÃO, C. R. 2) O que é educação. 28. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.




         FILME ESCOLHIDO:

O curioso caso de Benjamin Button  

              Nova Orleans, 1918. Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos oitenta anos, mesmo sendo um bebê. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. Abandonado pelo pai na porta de um asilo de velhos, por achar que ali ele seria mais bem cuidado.
Uma funcionaria do asilo, que por sua idade avançada não poderia mais ter filhos o adota e começa a cuidar dele como se fosse seu próprio filho.                                                                               Benjamim cresce com aparência de um velho de oitenta anos, mas com a mente e comportamentos de uma criança.
Quando ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, em torno de sete anos, por quem se apaixona. Neste meio tempo ele também conhece seu pai biológico que explica os motivos de telo abandonado e deixa toda sua fortuna para ele.
É preciso esperar que Daisy cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se envolver. Enquanto todos em sua volta envelhecem e morrem, Benjamin rejuvenesce e fica cada vez mais forte, ganhando cabelos e ficando mais ativo e disposto.
Aos dezessete anos resolve sair de casa e acompanhar um capitão de um barco pesqueiro. Anos se passam e Benjamin e Daisy se cruzam varias vezes, mas nunca o momento que realmente ficassem juntos.
Por volta dos quarenta anos eles se reencontram e vão morar juntos, eles tem uma filha, e quando ela faz dois anos Benjamin resolve ir embora por achar que não teria condições de criar a filha por estar cada vez mais jovem e que ela iria precisar de um pai e não de um coleguinha.
Com aparência por volta dos quinze anos ele volta para conhecer sua filha e anos mais tarde Daisy volta a morar no asilo e reencontra Benjamin agora com aparência de uns dez anos até se tornar um bebê e morrer.



             
Ficha Técnica

Título Original: The Curious Case of Benjamin Button
Gênero: Drama
Duração: 166 min.
Ano: 2008
Distribuidora: Warner Bros
Direção: David Fincher
Roteiro: Eric Roth e Robin Swicord, baseado em estória de F. Scott Fitzgerald



A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

         O indivíduo nunca teve tanta importância nas sociedades como nos dias de hoje. Quando analisamos as diversas forma de sociedade e como elas se organizaram historicamente, percebemos que só na modernidade a noção de indivíduo ganhou muita relevância.
            Entre os povos antigos, pouco valor se dava à pessoa única. A importância do indivíduo esta inserida no grupo a que pertencia. A partir do século XIX, com a visão capitalista totalmente estabelecida, a felicidade era sinônimo de bens materiais, de dinheiro ou apenas de consumo.
            O processo de socialização começa pela família, passa pela escola e chega aos meios de comunicação, mas inclui outros caminhos, com o convívio com a comunidade do bairro ou da igreja, com o grupo que freqüenta o clube ou participa de festas populares, de cultura, entre outros.
            Entender a sociedade em que vivemos significa saber que há muitas diferenças e que é preciso olhar para elas. É muito diferente nascer e viver numa favela, num bairro rico, num condomínio fechado ou numa área do sertão nordestino exposta a longos períodos de seca. Essas desigualdades promovem formas diferentes de socialização entre as pessoas.
            O ponto de partida é a família, o espaço privado nas relações de intimidade e afeto, em que geralmente, podemos encontrar alguma compreensão e refúgio, apesar dos conflitos. É o espaço onde aprendemos a obedecer a regras de convivência, a lidar com a diferença e a diversidade. Logo após essa fase, passamos a freqüentar a escola e nela passamos por um processo de formação integral e nos preparamos para o convívio em sociedade e para o trabalho.
            Um dos principais sociólogos que se preocupou com essa questão foi Durkheim. Ele acredita que a educação está ligada diretamente a toda vida social, já que os homens foram responsáveis pela criação da escola. Ele foi o primeiro sociólogo a afirmar que a escola é uma instituição fundamental para formação do indivíduo, pois a escola e a sociedade interagem e se completam.
            A escola é uma instituição que atende as condições sociais e está sujeita a mudanças sempre que preciso, por isso é tida como um espaço de socialização. Durkheim entende a sociedade como um organismo funcionando em que partes, se completam.  Desta forma, cabe à escola formar o indivíduo e inserir as regras sociais através da reprodução dos hábitos e valores. Existem aspectos diferentes entre educação escolar e educação fora da escola, por isso é preciso estabelecer uma relação entre elas, já que ambas englobam o processo de socialização e cultura que buscam formar membros da sociedade.
            A educação parece exercer um papel fundamental nas relações sociais, servindo para evitar as contradições que existem entre os interesses sociais e pessoais. Ela é vista como um fator que contribui para a transformação social. Todavia, ela sozinha não tem o poder de transformar, pois surge das mais diversas experiências de vida e das mais diferentes condições de trabalho.
            Segundo a sociologia da educação o processo educacional não pode ser separado do espaço da aprendizagem, ou seja, do ambiente em que acontecem as ações do cotidiano e de suas implicações. A escola deve abrir espaço para os alunos refletirem e analisarem sobre os acontecimentos do mundo e suas implicações e se posicionarem de forma política. Dessa forma, haverá o desenvolvimento do educando através da sociologia.
            O sistema educacional brasileiro está inserido no contexto global capitalista que necessita de mudanças, como um projeto de educação para a emancipação humana
            Não basta simplesmente construir escolas, é preciso atenção, cuidados com os alunos, iniciando a carreira estudantil, partindo dos níveis infantis, enfim, educar para a cidadania.
            Sem dúvida, não é um ponto fácil de dizer, fatores como respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade, devem sem dúvida fazer parte de um contexto educacional que transmita esses fatores à sociedade.
            Na atual sociedade, o preconceito, o desrespeito, a criminalidade, a violência, o roubo, os conflitos gerados por adolescentes principalmente, refletem à falta de educação tanto social quanto familiar. Por fim, temos que acreditar nos jovens, para que sociedade e educação possam caminhar em harmonia. 
            A relação do filme com a o tema é que o indivíduo vai descobrindo o mundo ao seu redor enquanto o corpo se mostra uma barreira intransponível para os anseios do jovem que “mora” dentro da carcaça velha, o que soaria banal para qualquer mortal, já que as  coisas mais corriqueiras da vida são saudadas e valorizadas pelo protagonista como momentos únicos e especiais.
            Simbólico retrato sobre a juventude e jovialidade que algumas pessoas carregam dentro de si. Simplesmente alguns seres, não envelhecem nunca revendo posturas, tanto as infantis, quanto as retrógradas.
            A vida, bem vivida e nunca dada como perdida antes do inevitável fim é a grande mensagem do filme. Como diz o protagonista: “se sua vida não foi perfeita, ok. Ninguém consegue ser perfeito o tempo todo” ou “se você desejou algo em que fracassou, ok, recomece, não tenha medo”.
            Não precisamos de um furacão para nos destruir, para que percebamos o qual se faz necessário rever posições, conceitos e hábitos para que a vida vá se tornando com o tempo menos pesada, mais proveitosa e menos queixosa.
            Para estabelecer uma ponte entre o Brasil do presente e do futuro, é imprescindível uma educação de qualidade, juntamente com uma base sólida da família para a formação de cidadãos comprometidos com uma vida social solidária e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento. A superação dessa situação se dará pelo investimento intensivo em todos os níveis da educação formal, no ensino técnico e tecnológico, pela ampliação do acesso às tecnologias e pelo desenvolvimento de outros espaços.

REFERÊNCIAS:
Acesso em 19/04/2012.

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