A Escola como espaço de socialização da cultura em direitos humanos.


Em tempos modernos de grandes avanços tecnológicos e a globalização onde o tempo esta cada vez mais acelerado e a noticia espalha-se em fração de segundos, e as transformações esta presente em todas as esferas da sociedade é através deste contexto de rápidas mudanças que novas formas de sociabilidade surgem, nos grandes centros as “Tribos” se tornaram uma das formas de expressão da nova sociabilidade onde os novos grupos culturais são os punks, os surfistas, os skinheads, as Ganges, os coloridos, onde os que os identificam são as afinidades e interesses momentâneos e com isso o homem vai marcando seu espaço na sociedade cada vez mais diversificada.
            A criança tem seu primeiro contato social fora do convívio familiar através da escola ainda nos primeiros anos da infância e esses são de fundamental importância para sua socialização e para formação da personalidade do individuo em sociedade, onde a escola tem o papel não só de passar a informação e o conhecimento, mas sim de formar cidadãos críticos e participantes ativos do progresso social e cultural.
            A aquisição e a perpetuação da cultura, é um processo social que resulta da aprendizagem onde cada sociedade transmite ás novas gerações o patrimônio cultural, e o que vai integrar uma pessoa a sociedade e ao grupo social em que vive é o patrimônio cultural que ela recebe através da família e da educação, sendo a escola o caminho para inserir o homem a sociedade e no seu exercício da cidadania, desta forma a cultura nada mais é que uma herança social.
            A escola tem grande importância na consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária, tendo em vista que ela recebe todo tipo de pessoas de diferentes culturas e níveis sociais e cabe a ela tornar esta convivência de culturas diversas no mesmo espaço social mais harmônica e tolerável possível, enaltecendo a diversidade multicultural.
            As diferenças e desigualdades sociais estão presentes dentro e fora das instituições de ensino seja ela pública ou privada e cabe a equipe de profissionais reconhecer e identificar estas diferenças, e assim  traçar metas para um equilíbrio desta diversidade, tendo como prioridade a inclusão social, igualdade de direitos e deveres e a formação integral do ser humano como sujeito ativo, para seu exercício da cidadania dentro de uma perspectiva intercultural promovendo a relação entre as pessoas, enquanto membros da sociedade histórica e culturalmente diversificada.
            A escola como local sistematizado dos conhecimentos tem por excelência promover e desenvolver uma política participativa e democrática levando em consideração a história cultural do individuo e desta forma implantando novos conceitos de respeito, valores, procedimentos, atitudes e comportamentos orientados para a compreensão e valorização e defesa dos direitos de cada um, desta forma podendo ser reivindicado quando este for violado.
            A instituição de ensino como um todo tem o dever de planejar de forma a integrar, promover, socializar todas estas formas de cultura com ênfase da educação em direitos humanos, desenvolvendo o cooperativismo e a participação mutua, fortalecendo o respeito ao próximo e ao bem comum a paz e a tolerância.
            Sendo assim a escola não tem que se limitar em passar apenas o conhecimento como vimos atualmente, mas sim se pautar em uma educação integral do aluno como cidadão ativo consciente de seus direitos e cumpridor dos seus deveres, fortalecendo os princípios de direitos humanos, devendo também fortalecer o clima de respeito à diversidade e de tolerância, favorecer o exercício de praticas democráticas, dialogando com seus educandos, levando em consideração as formas de pensar, agir e sentir, fatores estes imprescindíveis ao bom desempenho do professor que visa construir uma cultura de direitos humanos.
            A escola só vai ser um ambiente de paz e respeito através de uma proposta pedagógica que vise a formação do individuo como um todo respeitando as diferenças e estimulando atitudes de tolerância e de paz.

Referencias:
Sociologia/Nelson Dacio Tomazi.- 2.ed. – São Paulo : Saraiva, 2010.
Introdução á Sociologia: volume único/ Pérsio Santos de Oliveira. – São Paulo: Ática, 2010.

            

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