A Escola como espaço de socialização da cultura
em direitos humanos.
Em tempos modernos de grandes
avanços tecnológicos e a globalização onde o tempo esta cada vez mais acelerado
e a noticia espalha-se em fração de segundos, e as transformações esta presente
em todas as esferas da sociedade é através deste contexto de rápidas mudanças
que novas formas de sociabilidade surgem, nos grandes centros as “Tribos” se
tornaram uma das formas de expressão da nova sociabilidade onde os novos grupos
culturais são os punks, os surfistas, os skinheads, as Ganges, os coloridos, onde
os que os identificam são as afinidades e interesses momentâneos e com isso o
homem vai marcando seu espaço na sociedade cada vez mais diversificada.
A criança tem seu primeiro contato
social fora do convívio familiar através da escola ainda nos primeiros anos da
infância e esses são de fundamental importância para sua socialização e para
formação da personalidade do individuo em sociedade, onde a escola tem o papel
não só de passar a informação e o conhecimento, mas sim de formar cidadãos
críticos e participantes ativos do progresso social e cultural.
A aquisição e a perpetuação da
cultura, é um processo social que resulta da aprendizagem onde cada sociedade
transmite ás novas gerações o patrimônio cultural, e o que vai integrar uma
pessoa a sociedade e ao grupo social em que vive é o patrimônio cultural que
ela recebe através da família e da educação, sendo a escola o caminho para
inserir o homem a sociedade e no seu exercício da cidadania, desta forma a
cultura nada mais é que uma herança social.
A escola tem grande importância na
consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária, tendo em vista que ela
recebe todo tipo de pessoas de diferentes culturas e níveis sociais e cabe a
ela tornar esta convivência de culturas diversas no mesmo espaço social mais
harmônica e tolerável possível, enaltecendo a diversidade multicultural.
As diferenças e desigualdades
sociais estão presentes dentro e fora das instituições de ensino seja ela
pública ou privada e cabe a equipe de profissionais reconhecer e identificar
estas diferenças, e assim traçar metas
para um equilíbrio desta diversidade, tendo como prioridade a inclusão social,
igualdade de direitos e deveres e a formação integral do ser humano como
sujeito ativo, para seu exercício da cidadania dentro de uma perspectiva
intercultural promovendo a relação entre as pessoas, enquanto membros da
sociedade histórica e culturalmente diversificada.
A escola como local sistematizado
dos conhecimentos tem por excelência promover e desenvolver uma política
participativa e democrática levando em consideração a história cultural do
individuo e desta forma implantando novos conceitos de respeito, valores,
procedimentos, atitudes e comportamentos orientados para a compreensão e valorização
e defesa dos direitos de cada um, desta forma podendo ser reivindicado quando
este for violado.
A instituição de ensino como um todo
tem o dever de planejar de forma a integrar, promover, socializar todas estas
formas de cultura com ênfase da educação em direitos humanos, desenvolvendo o
cooperativismo e a participação mutua, fortalecendo o respeito ao próximo e ao
bem comum a paz e a tolerância.
Sendo assim a escola não tem que se
limitar em passar apenas o conhecimento como vimos atualmente, mas sim se
pautar em uma educação integral do aluno como cidadão ativo consciente de seus
direitos e cumpridor dos seus deveres, fortalecendo os princípios de direitos
humanos, devendo também fortalecer o clima de respeito à diversidade e de
tolerância, favorecer o exercício de praticas democráticas, dialogando com seus
educandos, levando em consideração as formas de pensar, agir e sentir, fatores
estes imprescindíveis ao bom desempenho do professor que visa construir uma
cultura de direitos humanos.
A escola só vai ser um ambiente de
paz e respeito através de uma proposta pedagógica que vise a formação do
individuo como um todo respeitando as diferenças e estimulando atitudes de
tolerância e de paz.
Referencias:
Sociologia/Nelson
Dacio Tomazi.- 2.ed. – São Paulo : Saraiva, 2010.
Introdução á
Sociologia: volume único/ Pérsio Santos de Oliveira. – São Paulo: Ática, 2010.
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