Ø  As diferenças das mídias jornal e revista em suas características.

O Jornal foi o primeiro meio profissional de imprensa jornalística que existiu, no inicio seu conteúdo era mais voltado para assuntos políticos e sociais.
Ele é um meio impresso de comunicação de massa, tem como característica um papel de menor qualidade em relação o das revistas, suas folhas são da mesma espessura e não são grampeados como as revistas. Suas edições podem variar em diários, semanais ou quinzenais e mensais, atendem ao público em geral de todas as classes sociais, com um conteúdo genérico que vai de noticias, esportes, política a humor e cultura, mas há também os jornais com conteúdos específicos como, por exemplo, o “Primeira Mão” é um jornal de venda de produtos novos e principalmente usados, outros especializados em economia ou negócios.
Os valores de comercialização dos jornais variam, sendo alguns até mesmo gratuitos na sua distribuição, mas que são mantidos pelos anúncios pagos.
Já as Revistas, tem sua publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou cultural voltada para todo tipo de publico. Há também as revistas voltadas para o publico infantil os chamados “Gibis”.
Diferente dos jornais a revista é um meio impresso de comunicação mais direcionado, tem como característica um papel de melhor qualidade, a capa é com um tipo de papel mais grosso em relação ao restante da revista, são grampeadas ou prensadas, trabalham com uma variedade maior de cores. Suas edições podem variar em semanal, quinzenal, mensal ou bimestral.

Ø  Jornal e revista avaliados

Características do jornal “Piracaia Hoje” da cidade de Piracaia interior de SP

  • Identificação: Jornal “Piracaia Hoje” situando o leitor em relação a notícia e a logo marca do jornal. No caso “Piracaia hoje” situa o leitor que as noticias ali divulgada são as mais resentes da cidade.

  • Informar e instruir: O titulo principal que orienta o leitor das noticias a ser divulgadas. Esta em vermelho com sua fonte maior destacando das demais.

  • Apresentar e promover: As fotos apresentam e antecipam de certa forma a notícia escrita.
  
Com cores contrastantes nos tons verde, branco a logo marca esta localizada na zona 1 em posição de destaque, na zona 2 e 4 estão dois anúncios de publicidade sendo o da zona 2 com fundo em vermelho e letras em branco e amarelo atraindo desta forma o olhar do leitor,  na zona 5 o titulo da notícia em vermelho e letras maiores logo a baixo 3 fotos no mesmo tamanho e bem centralizado os personagens nelas retratados com nítida visualização, na zona 6 o texto referente as fotos alinhado de modo justificado em três colunas abaixo das fotos bem junto das mesmas facilitando desta forma a compreensão do que se quer transmitir. Do lado direito da capa bem centralizado esta um pequeno resumo das notícias locais e da cidade vizinha Joanópolis com a cor de fundo verde escuro e a fonte nos tons preto e azul, este efeito não facilitou nenhum pouco a leitura de modo que a noticia ali divulgada saiu prejudicada, passando despercebida pelo olhar do leitor. Por outro lado força um olhar para a notícia principal que esta ao lado.
Na zona 3 estão duas fotos uma em close mas bem pequena e outra maior mas em um ângulo bem distante sem expressão visual acompanhada de um pequeno texto alinhado de modo justificado e seu titulo em azul com pouco destaque.
Uma faixa na parte superior da capa na cor amarela combinando com o verde da logo marca do jornal chama a atenção do leitor. 

Características da revista ISTO É, revista de grande circulação na cidade de Piracaia.

  • Identificação: A logo marca ISTO É o símbolo da revista, o seu nome, a logomarca da editora Três é o seu selo.

  • Informar e instruir: O titulo “ Crianças Estressadas” e o texto “Porque nossos filhos...” no final da capa

  • Apresentar e promover: A foto do garroto com extrema expressividade, demonstrando sua raiva, ira, nervosismo, com um forte apelo em chamar atenção em “O porquê disso tudo”.

O planejamento visual gráfico esta todo disposto em um único objetivo que é a comunicação de forma clara e direta, criando a intencionalmente a curiosidade do leitor em querer ler a notícia ali divulgada.
As características da revista são bem claras, as cores contrastantes em branco e vermelho, o titulo na parte inferior junto ao roda pé a fonte em amarelo em tamanhos grandes bem destacada, o pequeno texto com fonte  branca sombreada em cinza alinhado de forma centralizado na zona 5 e 6 praticamente ocupando toda a capa esta uma foto de um menino loiro em close com camisa branca e a cor de fundo vermelho sangue a foto bem centralizada com alto impacto jornalístico e emocional, levando o leitor a querer saber o que houve com o menino. Na zona 1 e 3 uma pequena nota de outras duas notícias com o titulo em cor preta assunto na cor vermelha com fundo branco, com pouca expressividade apesar  da posição em que estão não chamam atenção do leitor devido o grande impacto da notícia principal da criança. A logomarca da editora está na zona 2 desta forma mesmo sendo bem pequena ela não passa despercebida pelo leitor.



Ø  Foto das fontes trabalhadas e dos esboços.




Capa da revista e esboço da matéria da semana.






Capa do jornal e o esboço da matéria.


Ø  Considerações sobre os esboços.


  • Esboço da revista

Na zona 1 letras grandes em negrito

Na zona 3 um pequeno complemento do que esta sendo noticiado e o nome dos jornalistas responsáveis pela matéria

Na zona 4 poucos elementos, pois é uma área de menor importância sua parte branca contrastando com a parte preta da foto dando um equilíbrio formal a todo o conteúdo
Na zona 5 o título na cor preta contrastando com o fundo claro em tom cinza claro que é o fundo da foto que esta em preto e branco, com letras grandes, mas menores que as da zona 1 centralizado em duas linhas.

Na zona 6 o texto em duas colunas alinhadas a esquerda e foto com alto impacto emocional em preto e branco valorizando o assunto em questão.

Na zona 2 parte da foto em tons preto, o retrato do caos, a veracidade do impacto que sofreu Hiroshima.

  • Esboço do jornal

Na parte superior da folha uma tarja verde escura contendo na zona 1 a data e na zona 3 o numero da pagina, no centro o nome do jornal com letras vazadas contrastando com a cor clara do papel jornal.

Na zona 1 o assunto a ser tratado alinhado a esquerda com letras em verde escuro com serifa.

Logo abaixo o título junto da zona 1 centralizado, fonte grande na cor vermelha contrastando com o papel jornal com cor clara.

Do lado direito na direção das zonas 5 e 6 estão duas fotos a primeira menor o personagem da foto esta centralizado porem distante, já na segunda foto o personagem esta centralizado em close e a foto é maior.

O anúncio da zona 4 ficou bem prejudicado, pois não teve nenhum destaque, sendo que o da zona 2 foi favorecido pela posição e cores contrastantes.

O primeiro anúncio da zona 4 tem fundo cinza e fontes na cor cinza escuro o anúncio do seu lado tem fundo laranja com letras pretas e vermelhas, já o anúncio da zona 2 tem fundo amarelo e fonte nas cores  vermelha e preta.

O texto ocupa toda zona 5 e 6 dividido em quatro colunas alinhadas de forma justificada, as fotos estão em preto e branco, pois se trata de uma antiguidade.

Comentários

Postagens mais visitadas