Projeto de Prática

A Gravura e Sua Arte Ontem e Hoje

Pesquisa e contexto social

As Revistas tem sua publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou cultural voltada para todo tipo de publico. Há também as revistas voltadas para o público infantil os chamados “Gibis”.
Diferente dos jornais a revista é um meio impresso de comunicação mais direcionado, tem como característica um papel de melhor qualidade, a capa é com um tipo de papel mais grosso em relação ao restante da revista, são grampeadas ou prensadas, trabalham com uma variedade maior de cores. Suas edições podem variar em semanal, quinzenal, mensal ou bimestral.
As revistas pesquisadas foram a VEJA edição 266 de 10 de Outubro de 1973, e a edição 2286 de 12 de Setembro de 2012.
O planejamento visual gráfico na edição mais recente esta todo disposto em um único objetivo que é a comunicação de forma clara e direta, criando intencionalmente a curiosidade do leitor em querer ler a notícia ali divulgada, a imagem com o titulo da matéria instiga a curiosidade dos leitores, forçando assim a leitura do conteúdo. As características da revista são bem claras, as cores contrastantes em branco, azul e preto, o titulo na parte central e logo abaixo um breve resumo da matéria.
Com uma cara bem tecnológica a capa da à sensação da era digital, nos seus primeiros anúncios publicitários as cores são bem exploradas, o contraste e colorido com anúncios de duas paginas os carros ganham atenção especial, na sessão de entrevistas com Eliana Calmon, o destaque é para A Justiça depois do mensalão, a corrupção que durante dois séculos reinou neste país, a partir de agora tem um freio, e esse freio está no Poder Judiciário, na sessão Brasil o tema continua sendo sobre o momento político nacional os condenados do mensalão, já na sessão internacional o destaque é para a briga política entre Obama e Romney, tem multidões de fieis, mas, para vencer as eleições, vão correr atrás dos descontentes, na sessão de esporte é a vez dos paraolímpicos onde os avanços na fabricação de próteses vem ganhando grandes marcas nesta categoria olímpica. Na noticia que ganhou a capa da revista o destaque é para o direito do paciente em poder escolher o tipo de tratamento melhor para ele quando este esta preste a morrer, se discute se é melhor não sofrer, mas saber que esta prestes a morrer ou tentar prolongar a vida mesmo sabendo que as chances de vida sem mínimas.   Na música o destaque vai para Adele, Paula Fernandes, Joss Stone, nas artes a 30ª Bienal tem uma atenção especial com os artistas Eduardo Berliner, brasileiro e o americano David Moreno.
Já na revista de edição numero 266 as cores são bem contrastantes em vermelho, preto e amarelo de fundo, com uma única imagem bem apelativa de forma a instigar o leitor e ver todo seu conteúdo, mas não é uma capa que chama atenção comparada com a de agora.
No que diz respeito ao contexto da época, os anúncios publicitários em sua maioria eram de uma pagina e os mais disputados eram as bebidas e os cigarros, o carro do momento era o Dodge vermelho os anúncios com cores coloridas e contrastantes, outros objetos bem interessantes e que hoje já virou peça de museu, pois não se utiliza mais, mas que naquela época estavam sendo lançadas como inovações do momento era a enceradeira da Eletroluz de três escovas, as maquinas e computadores enormes da empresa Olivetti de ultima geração, caixa dágua de cimento amianto da Brasilit que hoje é proibido por causar câncer devido o cimento amianto, o radio gravador a pilha e a energia elétrica novidade pra época da marca Philips, e muitas outras coisas, mas todos os anúncios publicitários eram coloridos, já as fotos das reportagens estas eram em preto e branco.
Na seção Brasil algumas fotos ganham destaque todas em preto e branco seguidas pelos textos que aborda vários temas da política nacional tudo disposto em três colunas alinhadas de forma justificada, o destaque vai para o DSV recém constituído com a instalação de 500 postes para fixação de parquímetros para auxiliar no controle da falta de estacionamento no centro de São Paulo, outro destaque é a fraude na votação do fechamento do Country Club no Rio de Janeiro, também a matéria que chama a atenção é sobre a falta de deputados na seção da Câmara dos Deputados onde de 156 parlamentares apenas seis se faziam presentes. 
Na coluna Internacional o destaque é para guerra entre Israel e Síria no dia de perdão em Israel, outro assunto interessante o da pagina 52 onde fala sobre o crescimento humanizado, o progresso da cidade de Curitiba, em relação ao transito da cidade. Em relação a religião o destaque vai para o encontro entre um pagão o  Dalai Lama  e o Papa Paulo VI.
Na área da economia o discurso de Delfim Netto era em torno de se limitar a exportação de carnes do Brasil, onde o então Presidente na época Emílio G. Medici tabelou a carne em $ 8,00 cruzeiros o quilo gerando assim a guerra entre governo e produtores de carne.
A medicina avançava com as novas técnicas de implantes no coração com a válvula artificial de Lillehei, no esporte Da Costa era o destaque do futebol e no automobilismo o nome da vês era da Lotus. Beth Carvalho, Alaide Costa, Oscar Castro Neves, Jorge Bem, Rosinha Devalença, estouravam na música popular brasileira. No pavilhão do Ibirapuera era palco para a XII Bienal de SP, com destaque para as obras de Kandinsky, David Wedgbury, Christina Ramberg, Chiriro Shimotani, e outros.

Design do material impresso
           
O design gráfico da edição 266 chama atenção de forma apelativa para a matéria a ser destacada com fundo na cor amarela a foto abrange toda a capa da revista, onde na zona 3 o destaque é para o nome da revista Veja na cor preta, na zona 1 na cor preta o nome Oriente médio destacando de onde se tratava aquela matéria, na zona 2 e 4 apenas parte da foto , na zona 5 em letras grande o titulo da noticia na cor vermelha em contrate ao fundo amarelo alinhado de forma centralizado.
Na edição 2286 temos uma capa melhor organizada, com um numero maior de informações, na zona 1 o logo da editora, uma pequena foto destacando sobre a dieta, na zona 3 o nome da revista e uma foto de Obama, chamando atenção para a matéria internacional sobre as eleições americanas, na zona 2 um pequeno texto complementando o assunto principal, na zona 4 um pequeno desenho também para complementar o assunto, na zona 5 o tema principal em letras grandes em azul claro com um fundo em azul escuro quadriculado e em tom luminoso logo a baixo zona 6 um pequeno resumo do tema principal e a imagem principal de capa de forma a complementar todo o assunto.
            Podemos perceber a grande evolução feita em todas as áreas do nosso desenvolvimento seja na arte, música, economia, saúde, religião, tecnologias, no mercado, na política nacional e internacional, da mesma forma foi à evolução diagramação dos meios de comunicação gráficos. Sendo a diagramação uma arte de organizar de forma atraente, lógica e harmônica os elementos que compõem uma revista ou jornal, como as fontes, fotos, tarjas de forma que fique com uma estética que agrade ao leitor, agregando desta forma valores a imagem visual da revista sem que ela perca sua identidade.

Análise crítica

A  Veja, esta está  em circulação desde setembro de 1968 hoje com mais de 1.250.000 de exemplares vendidos por edição, expirada no modelo da revista TIME norte americana a revista VEJA veio fazendo diversas mudanças no seu padrão visual afim de não perder a sua credibilidade perante seus leitores e facilitar a leitura.
            As revistas de hoje possuem em suas capas um apelo publicitário maior, onde na primeira pagina é, essencialmente, impactante, a fim de vender o produto impresso.
            A capa é a embalagem do produto, ou seja, da revista desta forma toda e qualquer mudança pode causar uma perda na sua identidade, talvez por este motivo o seu nome  é fixo com as letras bem grandes uma característica marcante da VEJA, a manchete toma quase toda a capa, e a reportagem de segunda maior importância é exposta na zona principal dando um certo equilíbrio. A sequência de paginas é a mesma nas duas edições, podemos perceber isso na sessão artística e cultural que fica no final da revista, uma forma de deixar o leitor mais a vontade, pois o leitor acostumado com a revista sabe achar o que procura.
Diferente das primeiras edições, nas atuais esta sendo colocado antes da sessão de entrevista, um numero maior de anúncios publicitários, entre outros aspectos, existem pequenos elementos novos que fornecem um visual diferente à revista, como por exemplo, o tamanho da margem, fotos, o uso das tarjas e fios.
            Veja evoluiu graficamente, sem perder sua identidade visual. A revista tem se mostrado há seu tempo, acompanhando as transformações sempre que a sociedade se modifica, mostrando-se mais atraente para a leitura, talvez por isso seja uma das mais vendidas..  

Referências

  

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