Projeto
de Prática
A
Gravura e Sua Arte Ontem e Hoje
Pesquisa
e contexto social
As
Revistas tem sua publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou
cultural voltada para todo tipo de publico. Há também as revistas voltadas para
o público infantil os chamados “Gibis”.
Diferente
dos jornais a revista é um meio impresso de comunicação mais direcionado, tem
como característica um papel de melhor qualidade, a capa é com um tipo de papel
mais grosso em relação ao restante da revista, são grampeadas ou prensadas,
trabalham com uma variedade maior de cores. Suas edições podem variar em
semanal, quinzenal, mensal ou bimestral.
As
revistas pesquisadas foram a VEJA edição 266 de 10 de Outubro de 1973, e a
edição 2286 de 12 de Setembro de 2012.
O
planejamento visual gráfico na edição mais recente esta todo disposto em um
único objetivo que é a comunicação de forma clara e direta, criando intencionalmente
a curiosidade do leitor em querer ler a notícia ali divulgada, a imagem com o
titulo da matéria instiga a curiosidade dos leitores, forçando assim a leitura
do conteúdo. As características da revista são bem claras, as cores
contrastantes em branco, azul e preto, o titulo na parte central e logo abaixo
um breve resumo da matéria.
Com
uma cara bem tecnológica a capa da à sensação da era digital, nos seus
primeiros anúncios publicitários as cores são bem exploradas, o contraste e
colorido com anúncios de duas paginas os carros ganham atenção especial, na
sessão de entrevistas com Eliana Calmon, o destaque é para A Justiça depois do
mensalão, a corrupção que durante dois séculos reinou neste país, a partir de
agora tem um freio, e esse freio está no Poder Judiciário, na sessão Brasil o
tema continua sendo sobre o momento político nacional os condenados do
mensalão, já na sessão internacional o destaque é para a briga política entre
Obama e Romney, tem multidões de fieis, mas, para vencer as eleições, vão
correr atrás dos descontentes, na sessão de esporte é a vez dos paraolímpicos
onde os avanços na fabricação de próteses vem ganhando grandes marcas nesta
categoria olímpica. Na noticia que ganhou a capa da revista o destaque é para o
direito do paciente em poder escolher o tipo de tratamento melhor para ele
quando este esta preste a morrer, se discute se é melhor não sofrer, mas saber
que esta prestes a morrer ou tentar prolongar a vida mesmo sabendo que as
chances de vida sem mínimas. Na música
o destaque vai para Adele, Paula Fernandes, Joss Stone, nas artes a 30ª Bienal
tem uma atenção especial com os artistas Eduardo Berliner, brasileiro e o
americano David Moreno.
Já
na revista de edição numero 266 as cores são bem contrastantes em vermelho,
preto e amarelo de fundo, com uma única imagem bem apelativa de forma a
instigar o leitor e ver todo seu conteúdo, mas não é uma capa que chama atenção
comparada com a de agora.
No
que diz respeito ao contexto da época, os anúncios publicitários em sua maioria
eram de uma pagina e os mais disputados eram as bebidas e os cigarros, o carro
do momento era o Dodge vermelho os anúncios com cores coloridas e
contrastantes, outros objetos bem interessantes e que hoje já virou peça de
museu, pois não se utiliza mais, mas que naquela época estavam sendo lançadas
como inovações do momento era a enceradeira da Eletroluz de três escovas, as
maquinas e computadores enormes da empresa Olivetti de ultima geração, caixa
dágua de cimento amianto da Brasilit que hoje é proibido por causar câncer
devido o cimento amianto, o radio gravador a pilha e a energia elétrica
novidade pra época da marca Philips, e muitas outras coisas, mas todos os
anúncios publicitários eram coloridos, já as fotos das reportagens estas eram
em preto e branco.
Na
seção Brasil algumas fotos ganham destaque todas em preto e branco seguidas
pelos textos que aborda vários temas da política nacional tudo disposto em três
colunas alinhadas de forma justificada, o destaque vai para o DSV recém constituído
com a instalação de 500 postes para fixação de parquímetros para auxiliar no
controle da falta de estacionamento no centro de São Paulo, outro destaque é a
fraude na votação do fechamento do Country Club no Rio de Janeiro, também a
matéria que chama a atenção é sobre a falta de deputados na seção da Câmara dos
Deputados onde de 156 parlamentares apenas seis se faziam presentes.
Na
coluna Internacional o destaque é para guerra entre Israel e Síria no dia de
perdão em Israel, outro assunto interessante o da pagina 52 onde fala sobre o
crescimento humanizado, o progresso da cidade de Curitiba, em relação ao
transito da cidade. Em relação a religião o destaque vai para o encontro entre
um pagão o Dalai Lama e o Papa Paulo VI.
Na
área da economia o discurso de Delfim Netto era em torno de se limitar a
exportação de carnes do Brasil, onde o então Presidente na época Emílio G.
Medici tabelou a carne em $ 8,00 cruzeiros o quilo gerando assim a guerra entre
governo e produtores de carne.
A
medicina avançava com as novas técnicas de implantes no coração com a válvula
artificial de Lillehei, no esporte Da Costa era o destaque do futebol e no
automobilismo o nome da vês era da Lotus. Beth Carvalho, Alaide Costa, Oscar
Castro Neves, Jorge Bem, Rosinha Devalença, estouravam na música popular
brasileira. No pavilhão do Ibirapuera era palco para a XII Bienal de SP, com
destaque para as obras de Kandinsky, David Wedgbury, Christina Ramberg, Chiriro
Shimotani, e outros.
Design
do material impresso
O design gráfico da
edição 266 chama atenção de forma apelativa para a matéria a ser destacada com
fundo na cor amarela a foto abrange toda a capa da revista, onde na zona 3 o destaque
é para o nome da revista Veja na cor preta, na zona 1 na cor preta o nome
Oriente médio destacando de onde se tratava aquela matéria, na zona 2 e 4
apenas parte da foto , na zona 5 em letras grande o titulo da noticia na cor
vermelha em contrate ao fundo amarelo alinhado de forma centralizado.
Na edição 2286 temos
uma capa melhor organizada, com um numero maior de informações, na zona 1 o
logo da editora, uma pequena foto destacando sobre a dieta, na zona 3 o nome da
revista e uma foto de Obama, chamando atenção para a matéria internacional
sobre as eleições americanas, na zona 2 um pequeno texto complementando o
assunto principal, na zona 4 um pequeno desenho também para complementar o
assunto, na zona 5 o tema principal em letras grandes em azul claro com um
fundo em azul escuro quadriculado e em tom luminoso logo a baixo zona 6 um
pequeno resumo do tema principal e a imagem principal de capa de forma a
complementar todo o assunto.
Podemos perceber
a grande evolução feita em todas as áreas do nosso desenvolvimento seja na
arte, música, economia, saúde, religião, tecnologias, no mercado, na política
nacional e internacional, da mesma forma foi à evolução diagramação dos meios de
comunicação gráficos. Sendo a diagramação uma arte de organizar de forma
atraente, lógica e harmônica os elementos que compõem uma revista ou jornal,
como as fontes, fotos, tarjas de forma que fique com uma estética que agrade ao
leitor, agregando desta forma valores a imagem visual da revista sem que ela
perca sua identidade.
Análise
crítica
A Veja, esta está em circulação desde setembro de 1968 hoje com
mais de 1.250.000 de exemplares vendidos por edição, expirada no modelo da
revista TIME norte americana a revista VEJA veio fazendo diversas mudanças no
seu padrão visual afim de não perder a sua credibilidade perante seus leitores
e facilitar a leitura.
As
revistas de hoje possuem em suas capas um apelo publicitário maior, onde na
primeira pagina é, essencialmente, impactante, a fim de vender o produto
impresso.
A
capa é a embalagem do produto, ou seja, da revista desta forma toda e qualquer
mudança pode causar uma perda na sua identidade, talvez por este motivo o seu
nome é fixo com as letras bem grandes
uma característica marcante da VEJA, a manchete toma quase toda a capa, e a
reportagem de segunda maior importância é exposta na zona principal dando um
certo equilíbrio. A sequência de paginas é a mesma nas duas edições, podemos
perceber isso na sessão artística e cultural que fica no final da revista, uma
forma de deixar o leitor mais a vontade, pois o leitor acostumado com a revista
sabe achar o que procura.
Diferente das primeiras
edições, nas atuais esta sendo colocado antes da sessão de entrevista, um
numero maior de anúncios publicitários, entre outros aspectos, existem pequenos
elementos novos que fornecem um visual diferente à revista, como por exemplo, o
tamanho da margem, fotos, o uso das tarjas e fios.
Veja
evoluiu graficamente, sem perder sua identidade visual. A revista tem se
mostrado há seu tempo, acompanhando as transformações sempre que a sociedade se
modifica, mostrando-se mais atraente para a leitura, talvez por isso seja uma
das mais vendidas..
Referências
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