HISTÓRIA
E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
- Escolha
da obra
Orixás | Tati Moreno | Dique do Tororó -
Salvador – Bahia 1988
Esta obra é uma
exposição permanente de oito esculturas de Orixás com sete metros apoiadas em
estacas fixas. Esta obra é hoje o cartão postal da cidade de Salvador na Bahia.
- Discussão
acerca dos principais pontos
Características
e Materiais utilizados:
A
engenharia da arte de Tatti Moreno segue com a fundição da resina de poliéster,
onde as peças são devidamente encaixadas e suas texturas ganham cores fortes e
vibrantes por intermédio de vernizes e resinas.
- Conclusão
Produção
textual
A presença do negro na arte popular é
forte na escultura e na pintura, onde a arte africana teve forte influência. A
espiritualidade está presente desde os tempos coloniais, na associação entre figuras humanas e animais. Somando-se a
essa escultura o tema religioso, com objetos litúrgicos do candomblé confeccionados
com metal, madeira, ouro, bronze, resinas e cerâmicas. Representam os orixás,
deuses africanos, e são usadas em funções religiosas ou comercializadas em
galeria de artes como peças decorativas.
Nesta obra de Tatti Moreno podemos
perceber claramente a influência afro, através das cores fortes, a
religiosidade, o tema orixás deuses do candomblé.
A Bahia se distingue pelos artistas afros
descendentes, como mestre Didi, importante babalorixá de grande sabedoria
tradicional afro-brasileira.
As obras afro-brasileiras são ricas em
simbolismo e na matéria utilizada, como a nervura da palmeira, o couro, o
búzios, contas, palha da costa, construindo esculturas rituais, desse universo
ao mesmo tempo distante e próximo, que chegam a ser objetos de culto de fins
religioso, são representações das coisas sobrenaturais do imaginário afro.
É através da arte que o artista reflete
sua história, seus mitos e crenças, o seu cotidiano, o seu universo imaginário.
A manifestação cultural no Brasil sofreu
uma forte influência da cultura africana desde o tempo da colonização do Brasil
trazida pelos escravos e até hoje ela tem sua participação no dia a dia em
nosso país, mesclando com outras influências como, a européia e a indígena.
Hoje podemos ver em nossa cultura estas
influências, como na música, na religião, na culinária, o folclore, nas
festividades, sendo os estados Maranhão,
Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro com maior influência da cultura afro.
Os negros ao chegarem no Brasil eram
obrigados a se batizarem na religião católica, mas esta conversão era apenas
superficial, por isso eles adotavam os deuses deles mas com nomes dos deuses
católicos para assim poder adorar seus próprios deuses.
A arte afro-brasileira só passou a ser
valorizada como expressão artística, a partir do Movimento Modernista nos anos
de 1920 por influência de Mário de Andrade. Ganhando foros intelectuais com a
criação da Universidade de São Paulo e a Universidade do Brasil no Rio de
janeiro.
Referencias:
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