HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

  • Escolha da obra


Orixás | Tati Moreno | Dique do Tororó - Salvador – Bahia 1988

Esta obra é uma exposição permanente de oito esculturas de Orixás com sete metros apoiadas em estacas fixas. Esta obra é hoje o cartão postal da cidade de Salvador na Bahia.



  • Discussão acerca dos principais pontos

Características e  Materiais utilizados:
A engenharia da arte de Tatti Moreno segue com a fundição da resina de poliéster, onde as peças são devidamente encaixadas e suas texturas ganham cores fortes e vibrantes por intermédio de vernizes e resinas.

  • Conclusão

Produção textual

      A presença do negro na arte popular é forte na escultura e na pintura, onde a arte africana teve forte influência. A espiritualidade está presente desde os tempos coloniais, na associação  entre figuras humanas e animais. Somando-se a essa escultura o tema religioso, com objetos litúrgicos do candomblé confeccionados com metal, madeira, ouro, bronze, resinas e cerâmicas. Representam os orixás, deuses africanos, e são usadas em funções religiosas ou comercializadas em galeria de artes como peças decorativas.
      Nesta obra de Tatti Moreno podemos perceber claramente a influência afro, através das cores fortes, a religiosidade, o tema orixás deuses do candomblé.
      A Bahia se distingue pelos artistas afros descendentes, como mestre Didi, importante babalorixá de grande sabedoria tradicional afro-brasileira.
      As obras afro-brasileiras são ricas em simbolismo e na matéria utilizada, como a nervura da palmeira, o couro, o búzios, contas, palha da costa, construindo esculturas rituais, desse universo ao mesmo tempo distante e próximo, que chegam a ser objetos de culto de fins religioso, são representações das coisas sobrenaturais do imaginário afro.
      É através da arte que o artista reflete sua história, seus mitos e crenças, o seu cotidiano, o seu universo imaginário.
      A manifestação cultural no Brasil sofreu uma forte influência da cultura africana desde o tempo da colonização do Brasil trazida pelos escravos e até hoje ela tem sua participação no dia a dia em nosso país, mesclando com outras influências como, a européia e a indígena.
      Hoje podemos ver em nossa cultura estas influências, como na música, na religião, na culinária, o folclore, nas festividades, sendo os estados  Maranhão, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro com maior influência da cultura afro.
      Os negros ao chegarem no Brasil eram obrigados a se batizarem na religião católica, mas esta conversão era apenas superficial, por isso eles adotavam os deuses deles mas com nomes dos deuses católicos para assim poder adorar seus próprios deuses.
      A arte afro-brasileira só passou a ser valorizada como expressão artística, a partir do Movimento Modernista nos anos de 1920 por influência de Mário de Andrade. Ganhando foros intelectuais com a criação da Universidade de São Paulo e a Universidade do Brasil no Rio de janeiro.

Referencias:

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