Formação do Ser Humano


Formação Integral do Ser Humano


Na perspectiva antropológica, a educação deverá ajudar na forma­ção da pessoa humana, tendo como tarefa complementar, huma­nizar e partilhar a obra da criação, com sentido de liberdade que permita ao educando agir consciente e responsavelmente, toman­do decisões pessoais e coerentes com seu projeto de vida, possibi­litando participar na sociedade, fazendo opções corajosas e livres [...]. Essa mesma formação precisa estar aberta para a vida social e, nesta perspectiva, a educação objetiva preparar para uma so­ciedade: fundamentada na dignidade da pessoa humana, para isso deve ter como meta a comunhão social; marcada pela igualdade de todos, [...] livre de preconceitos e discriminação, com abertura aos valores considerados patrimônio da humanidade [...] (MISSÃO E PROJETO EDUCATIVO CLARETIANO, p. 15-16)”.
Todos os seres humanos desde o seu nascimento têm suas necessidades básicas, e essas devem ser satisfeitas para que ele se mantenha bem com si mesmo e com o meio em que ele esta inserido. Conforme o ser humano se desenvolve, ele passa por fases da vida onde busca determinadas necessidades, tendo como base as necessidades fisiológicas, seguida pela segurança e social, fase esta em que a escola tem papel fundamental, construção da auto-estima, e no topo de suas necessidades, está à auto-realização.
O homem vive em constante evolução, e sendo a escola um dos responsáveis a fornecer condições para que esse desenvolvimento aconteça de forma mais igualitária e livre de preconceitos, incentivando a criatividade e contribuindo para a autonomia do aluno, sendo o professor um facilitador da aprendizagem, tendo uma relação pessoal com o aluno, pois cada um tem uma personalidade única, formando desta forma indivíduos livres e criativos.
A educação tem o papel de levar o ser humano a tornar-se mais feliz e completo à medida que preenchem suas necessidades essenciais, onde seus valores não fossem baseados na propriedade, no consumo, mas sim no ser, desta forma desenvolvendo assim o senso de autenticidade na criança, partindo do principio que o mundo é algo produzido pelo homem através de sua percepção e estímulos e atribuindo-lhes significados.
O conhecimento é construído a partir da experiência pessoal e subjetiva e, no decorrer do processo passa a ser da pessoa humana, sendo que o sujeito tem o papel central e primordial na elaboração e criação do conhecimento.
A educação tem um amplo significado, tendo como objetivo uma aprendizagem que abrange conceitos e experiências, e como conseqüência, uma aprendizagem pessoal onde o aluno tem seus próprios motivos para aprender, sendo o professor um facilitador deste processo, oferecendo condições para que a criança possa desenvolver-se em seu processo de vir a ser.
O conhecimento nunca deve ser entregue pronto, é a construção dele, o fazer e refazer que dará o verdadeiro significado ao que é aprendido. A persistência é fundamental para aquisição do conhecimento. O professor é aquele que indica o caminho, mas não fornece o mapa completo, acompanha, mas permite que se aprenda com os erros.
Ninguém nasceu pronto, ninguém aprende sozinho, tendo como conseqüência a formação integral do ser humano.


“Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento.”



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