Formação do Ser Humano
Formação
Integral do Ser Humano
Na perspectiva antropológica, a educação deverá ajudar na formação da
pessoa humana, tendo como tarefa complementar, humanizar e partilhar a obra da
criação, com sentido de liberdade que permita ao educando agir consciente e
responsavelmente, tomando decisões pessoais e coerentes com seu projeto de
vida, possibilitando participar na sociedade, fazendo opções corajosas e
livres [...]. Essa mesma formação precisa estar aberta para a vida social e,
nesta perspectiva, a educação objetiva preparar para uma sociedade:
fundamentada na dignidade da pessoa humana, para isso deve ter como meta a
comunhão social; marcada pela igualdade de todos, [...] livre de preconceitos e
discriminação, com abertura aos valores considerados patrimônio da humanidade
[...] (MISSÃO E PROJETO EDUCATIVO CLARETIANO, p. 15-16)”.
Todos os seres humanos desde o seu nascimento têm suas necessidades
básicas, e essas devem ser satisfeitas para que ele se mantenha bem com si
mesmo e com o meio em que ele esta inserido. Conforme o ser humano se
desenvolve, ele passa por fases da vida onde busca determinadas necessidades,
tendo como base as necessidades fisiológicas, seguida pela segurança e social,
fase esta em que a escola tem papel fundamental, construção da auto-estima, e
no topo de suas necessidades, está à auto-realização.
O homem vive em constante evolução, e sendo a escola um dos responsáveis
a fornecer condições para que esse desenvolvimento aconteça de forma mais
igualitária e livre de preconceitos, incentivando a criatividade e contribuindo
para a autonomia do aluno, sendo o professor um facilitador da aprendizagem,
tendo uma relação pessoal com o aluno, pois cada um tem uma personalidade
única, formando desta forma indivíduos livres e criativos.
A educação tem o papel de levar o ser humano a tornar-se mais feliz e
completo à medida que preenchem suas necessidades essenciais, onde seus valores
não fossem baseados na propriedade, no consumo, mas sim no ser, desta forma
desenvolvendo assim o senso de autenticidade na criança, partindo do principio
que o mundo é algo produzido pelo homem através de sua percepção e estímulos e
atribuindo-lhes significados.
O conhecimento é construído a partir da experiência pessoal e subjetiva
e, no decorrer do processo passa a ser da pessoa humana, sendo que o sujeito
tem o papel central e primordial na elaboração e criação do conhecimento.
A educação tem um amplo significado, tendo como objetivo uma aprendizagem
que abrange conceitos e experiências, e como conseqüência, uma aprendizagem
pessoal onde o aluno tem seus próprios motivos para aprender, sendo o professor
um facilitador deste processo, oferecendo condições para que a criança possa
desenvolver-se em seu processo de vir a ser.
O conhecimento nunca deve ser entregue pronto, é a construção dele, o
fazer e refazer que dará o verdadeiro significado ao que é aprendido. A
persistência é fundamental para aquisição do conhecimento. O professor é aquele
que indica o caminho, mas não fornece o mapa completo, acompanha, mas permite
que se aprenda com os erros.
Ninguém nasceu pronto, ninguém aprende sozinho, tendo como conseqüência a
formação integral do ser humano.
“Podemos escolher recuar em
direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo
crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a
cada momento.”
Referências:
http://www.infoescola.com/psicologia/psicologia-humanista/
Acesso em 01/04/2012.
http://elisakerr.wordpress.com/concepcao-de-aprendizagem-de-carl-rogers/
Acesso em 01/04/2012.
Comentários
Postar um comentário