LINHA DO TEMPO DA ARTE NO BRASIL
DA PRÉ-HISTÓRIA AO BARROCO
A arte Rupestre
A arte rupestre é compreendida como um conjunto de desenhos, pinturas e inscrições feitas pelo homem pré-histórico.
No Brasil foram encontradas diversas manifestações da arte rupestre. Os locais mais conhecidos ficam em Naspolini, no Estado de Santa Catarina, na região sul do país. No nordeste, no estado do Piauí, na serra da Capivara foram encontradas várias pinturas. Escavações foram feitas pela arquitetônica Niéde Guidon, encontraram restos de uma fogueira e pedras lascadas, datada de mais de 50 mil anos, mas a comunidade científica internacional se decidiu sobre o tema, uns vêem como madeira incinerada por um raio e que não pode afirmar sobre a pedra lascada que poderia ser queda de um bloco.
Na história paira as dúvidas de como o homem entra na América, uns acreditam na traves ia de Bering entre 15mil e12mil anos atrás e outros na costa do Pacífico na América Latina, vindas do sudeste asiático e das ilhas oceânicas, ou seja, a colonização teria como início por povos e época diferentes.
Mesmo sendo difícil resolver tais polêmicas não pode negar que a arte rupestre é uma importante fonte de informações que nos relata sobre o tempo e os costumes de alguns grupos humanos. Para alguns historiadores, o domínio do fogo favoreceu muito em seu desenvolvimento, como a palavra e a arte.
As pesquisas no Brasil são recente, mediante as descobertas na toca do Garrincho, dentes de mais de 15mil anos foram encontrados e mostrados ao público, esses são os fosseis mais antigos do continente. Nos sertões de Bastiana tem indício de que o homem pode ter vivido nessa região bem antes do que a América do Norte.
As pinturas rupestres no Brasil, as mais importantes, foram encontradas:
A pedra Pintada (PA)
Peruaçu Lagoa Santa (MG)
São Raimundo Nonato (PI)
Podemos perceber que a arte rupestre conta com motivos naturalistas tendo a presença do ser humano, animais, seu cotidiano, como a caça, funerais, círculos, pontos e outras manifestações.
A arte Indígena
No Brasil, (a América) após esse período, já era habitada pelo indígena, que trabalhava em seus artesanatos, confeccionando artefatos para seus rituais religiosos e cotidianos, utensílios de cerâmica, etc. Com a chegada dos europeus vindo nas embarcações, torna um misto cultural social e religioso formando uma miscigenação de raízes, indígenas, européia, asiáticas e africanas e suas várias facetas refletidas na cultura nacional; Culinária, música, artesanato, arquitetura, produções artísticas e festas populares, ultrapassam fronteiras nacionais. Com essa integração de povos, as trocas de experiências resultam em uma manifestação cultural versátil e cheia de originalidade, na diversidade arquitetônica desde o Barroco até o modernismo onde desenvolveu através da imigração a formação cultural vinda dos quatro cantos do mundo incorporada ao longo dos séculos desde a chegada dos Portugueses.
Além dos índios, negros, e portugueses, os emigrantes de todas as partes da Europa, do Oriente Médio da Ásia povos vizinhos influenciaram na formação do povo brasileiro, com toda essa influência o desenvolvimento incluiu a arquitetura e urbanismo, com base em política, nas artes e econômica da época, por isso a evolução da Arquitetura no mundo ocidental teve reflexos direto no país, tendo no século XX o rompimento com movimento modernista é o período que compõe a história Arquitetônica Brasileira.
O Maneirismo (1530-1630) teve início na Europa no século XVI
O estilo Português foi implantado, no Brasil, nas fortalezas, igrejas e mosteiros como a Igreja da Graça, Em Olinda, o Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro e outros.
Construções geométricas e simétricas para edifícios civis e militares
Barroco e Rococó (1600-1770) graças ao ciclo do ouro no século XVI os trabalhos eram caracterizados pela riqueza de detalhes e materiais, as primeiras construções foram nas cidades litorâneas como Salvador, Recife e Rio de Janeiro que era por onde saia o ouro refinado das Minas Gerais, logo foram construídas as famosas Igrejas Mineiras de Ouro Preto, São João Del Rei e Mariana, o interior talhado a ouro é a principal característica da época.
O Rococó é considerada a última fase do Barroco e foi criada na França. No Brasil está presente nas fachadas tridimensionais e nas cúpulas das igrejas.
Esse período foi marcado pelo trabalho de Antonio Francisco Lisboa "O Aleijadinho"(1730-1814)que esculpira as obras sacras mais importantes das cidades de Minas Gerais.
Por volta de 1770-1830 os traços simétricos e geométricos inspirados na arquitetura Greco-romana, "o Neoclassicismo" marca a chegada da família real e o final do ciclo do ouro e a ânsia da população pela independência.
No inicio do século XX com o desenvolvimento das cidades, fortalecida pela abolição da escravatura e a Proclamação da Republica gerou o enfraquecimento do estilo Neoclássico rígido, com o aumento a população urbana procuram se diferenciar, misturando elementos arquitetônicos de outros países e épocas, como a arquitetura Gótica, Florentina e normanda, o Ecletismo, como exemplo, temos o Teatro Municipal, a Pinacoteca (SP)e outras no Rio de Janeiro.
Como trabalhar a História da Arte Brasileira em sala de aula?
Nós educadores podemos trabalhar em sala de aula a arte primitiva até a arte barroca de várias formas, através do fazer artístico promover o conhecimento e a aprendizagem.
Como sugestão, podemos estudar na arte primitiva com a simbologia e figuras, onde as crianças vão criar e interpretar com desenhos feitos com carvão em tampas de caixa de pizza, representando a pedra, por ser um muito áspero .
Já na arte indígena podemos trabalhar com argila para confecção de peças como: cuia, potes, peças ornamentais e armas, que eram utilizadas pelos índios para a caça.
A pintura corporal é uma atividade bem interessante, pois além da criança se caracterizar, terá conhecimento da cultura indígena e entender seus significados. Com materiais recicláveis, trabalhamos na confecção de máscaras, penachos, cestarias indígenas e colares que são atividades que desenvolvem a coordenação e estimula a preservação e conservação do meio ambiente.
Partindo para as obras do barroco podemos trabalhar com pesquisas sobre os diversos artistas da época e fazer a releitura de suas obras, conhecendo e comparando suas técnicas e materiais que utilizavam em suas pinturas, esculturas, entre outras.
A Arte é uma disciplina completa e harmônica, onde se desenvolve a identidade, a criatividade promovendo o conhecimento, a aprendizagem e a valorização da nossa cultura.
Juntamente com outras disciplinas, amplia o conhecimento e o desenvolvimento de cidadãos, capazes de pensar e refletir, criar e preservar, interagir e viver em sociedade.
Referências:
Comentários
Postar um comentário