PROJETO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
Estátua de D. Pedro I: inaugurada em 1862, foi resultado de um projeto do francês chamado Louis Rochet. O monumento se localiza na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro e sua criação teve o objetivo de homenagear a independência do Brasil, proclamada em 1822 pelo imperador português.
PROJETO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL
Objetivos geral:
Ø Construir o conceito de patrimônio cultural;
Ø Reconhecer o patrimônio cultural da cidade;
Ø Difundir o processo de preservação e conservação;
Ø Proporcionar o acesso de professores e alunos a equipamentos, bens e produtos culturais que constituem o patrimônio cultural da cidade tendo em vista uma formação plural e a inserção social;
Ø Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com as produções socioculturais diversificando-se as situações de aprendizagem.
Justificativa:
Ø Reflexão em torno do patrimônio cultural da cidade em relação a sua importância e preservação.
Ø O conhecimento vivenciado de forma significativa, dificilmente será esquecido.
Conteúdo:
Ø Acervo áudio-visual sobre o patrimônio cultural da região.
Desenvolvimento:
Ø Discussão acerca dos objetos e elementos culturais da cidade.
Ø Mostras do acervo áudio-visual;
Ø Através da educação patrimonial, proporcionar aos alunos o contato com diversos elementos culturais por meio de visita aos diversos patrimônios da cidade e a casa do artesão.
Ø Construção do conceito de patrimônio cultural e preservação da memória histórica da cidade.
Ø Confecção de maquetes e cartazes com fotos das visitas, sobre o tema.
Ø Exposição do material confeccionado para toda a comunidade escolar em espaço de uso comum.
Publico alvo:
Ø Alunos do ensino fundamental.
Recursos materiais:
Ø Materiais para reciclagem, como: embalagem caixa papelão, embalagens de pasta de dentes, embalagens de amaciante de roupa, e outros;
Ø Fotos e vídeos da cidade,
Ø Tintas diversas, cola, papeis diversos, pincel, lápis de cor, cartolina, canetinha, gliter.
Avaliação:
Ø Participação dos alunos na confecção do material proposto;
Ø Interação nas discuções;
Ø Participação e envolvimento dos alunos.
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