PROJETO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL

Estátua de D. Pedro I: inaugurada em 1862, foi resultado de um projeto do francês chamado Louis Rochet. O monumento se localiza na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro e sua criação teve o objetivo de homenagear a independência do Brasil, proclamada em 1822 pelo imperador português.

PROJETO NOSSO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL

Objetivos geral:
Ø  Construir o conceito de patrimônio cultural;
Ø  Reconhecer o patrimônio cultural da cidade;
Ø  Difundir o processo de preservação e conservação;
Ø  Proporcionar o acesso de professores e alunos a equipamentos, bens e produtos culturais que constituem o patrimônio cultural da cidade tendo em vista uma formação plural e a inserção social;
Ø  Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com as produções socioculturais diversificando-se as situações de aprendizagem.

Justificativa:
Ø  Reflexão em torno do patrimônio cultural da cidade em relação a sua importância e preservação.
Ø  O conhecimento vivenciado de forma significativa, dificilmente será esquecido.

Conteúdo:
Ø  Acervo áudio-visual sobre o patrimônio cultural da região.

Desenvolvimento:
Ø  Discussão acerca dos objetos e elementos culturais da cidade.
Ø  Mostras do acervo áudio-visual;
Ø  Através da educação patrimonial, proporcionar aos alunos o contato com diversos elementos culturais por meio de visita aos diversos patrimônios da cidade e a casa do artesão.
Ø  Construção do conceito de patrimônio cultural e preservação da memória histórica da cidade.
Ø  Confecção de maquetes e cartazes com fotos das visitas, sobre o tema.
Ø  Exposição do material confeccionado para toda a comunidade escolar em espaço de uso comum.

Publico alvo:
Ø  Alunos do ensino fundamental.

Recursos materiais:
Ø  Materiais para reciclagem, como: embalagem caixa papelão, embalagens de pasta de dentes, embalagens de amaciante de roupa, e outros;
Ø  Fotos e vídeos da cidade,
Ø  Tintas diversas, cola, papeis diversos, pincel, lápis de cor, cartolina, canetinha, gliter.

Avaliação:
Ø  Participação dos alunos na confecção do material proposto;
Ø  Interação nas discuções;
Ø  Participação e envolvimento dos alunos.

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