Benefícios do Bilingüismo


ORALISMO

- Abordagem imposta pela comunidade ouvinte vista com restrições pela comunidade surda;
- Integração da criança surda na comunidade ouvinte enfatizando a língua oral;
- Não atingiu resultados satisfatórios;
- Favorece o fracasso escolar;
- Dificuldade no relacionamento social e familiar;
- Proíbe o uso da língua de sinais;
- Descrimina a cultura surda;
- Nega as diferenças entre surdos e ouvintes;
- Nega a língua natural dos surdos;
- É vista como deficiência;
- Ouvinte com defeito;

COMUNICAÇÃO TOTAL

- Uso simultâneo dos sinais e da língua majoritária;
- Não atinge resultados satisfatórios;
- Favorece o fracasso escolar;
- Se utiliza de todos os recursos possíveis para a comunicação e a interação social;
- Se utiliza da linguagem gestual visual, mas não a reconhece como língua;
- Nega a língua natural das pessoas com surdez;

BILINGUISMO

- Se utiliza de duas línguas a de sinais sendo sua primeira língua e a língua majoritária do País;
- Pode garantir melhores condições para o desenvolvimento da pessoa surda;
- A língua de sinais e a língua falada não são produzidas
simultaneamente;
- Reconhece a diferença e não a deficiência;
- É aceita pela comunidade surda;
- Favorece o desenvolvimento social, afetivo, lingüístico e político cultural;
- Reconhece a língua de sinais como língua;


Benefícios do Bilingüismo



            Bilingüismo um caminho para a comunidade surda. Com os resultados insatisfatórios de oralismo e da comunicação total, fez surgir o Bilingüismo.
            Uma nova abordagem de duas línguas, sendo a primeira de sinais e a segunda a majoritária. Ele tem como objetivo educacional tornar presente duas línguas no contexto escolar, onde estão inseridos alunos surdos junto com alunos ouvintes, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para estes alunos com este tipo de deficiência.
            Tendo a língua de sinais como a primeira língua, é um fator importante para que a pessoa surda domine inicialmente para assim suprir suas necessidades de comunicação e depois aprender a língua majoritária do País.
            Apesar de o bilingüismo ser uma abordagem recente e ainda em estudos, já tem se mostrado muito eficiente e com grande aceitação pela comunidade surda e pelos especialistas em surdez, pois é uma proposta educacional que propõe capacitar a pessoa surda para utilizar as duas linguagens no seu dia a dia na sua vida social e acadêmica, favorecendo assim o seu desenvolvimento intelectual, e também aproximando o seu convívio com a sociedade e a cultura e também em  relação ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e lingüístico. 





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